Já se perguntou sobre a história da lipoaspiração e como ela difere de hoje? Este método de cirurgia de remoção de gordura e contorno corporal passou por algumas mudanças drásticas ao longo dos anos. Muitos dos métodos grosseiros e básicos não existem mais hoje, e são muito menos invasivos do que as modernas formas de tecnologia de lipoaspiração. 
 Imagem
Barriguinha
Por volta dos anos 20 foi feita a primeira tentativa de remoção de gordura no corpo humano. O método utilizado foi o de dissecar e remover depósitos de gordura indesejados em volta da pele. Claro, esta técnica tinha suas desvantagens, fazendo com que os pacientes sofressem dor intensa e cicatrizes graves. Havia também uma grande chance de desenvolver uma infecção devido a falta de existencia de antibióticos naquela época. Isto resultou em um número de casos de gangrena. Devido às primeiras tentativas de remoção cirúrgica de gordura não se saírem tão bem, os médicos recuaram dessa ideia até o final do século 20.

 Por volta de 1970, no entanto, a cirurgia estética voltou à tona, com algumas das estrelas  mais famosas de cinema defendendo seus benefícios e promoção da juventude. Por volta de 1950, Marilyn Monroe foi provavelmente a primeira garota propaganda da cirurgia estética, como ela tinha passado por uma série de procedimentos, atraiu atenção significativa para a habilidade emergente dos cirurgiões plásticos e da cosmética. A lipoaspiração estava prestes a voltar com força total com as experiencias iniciais pavimentando o caminho para as técnicas mais recentes e mais seguras.
 Embora as técnicas anteriores de lipoaspiração se desevolveram através de tentativa e erro, nos anos oitenta e noventa, a lipoaspiração tinha avançado ao ponto em que se tornou um dos procedimentos estéticos mais solicitados entre os pacientes.

Cirurgiões tinham adquitirdo as habilidades necessárias para alcançar resultados de lipoaspiração ideal na década de 1990. Com cânulas especializadas, lasers e equipamento de ultrassom, a lipoaspiração continuou a avançar no seu caminho para o novo século.

Mas lipoaspiração deu um salto gigante quando um cirurgião plástico inventou uma nova ferramenta para sucção. A invenção rapidamente se tornou o procedimento de escolha para esculpir o corpo e remover a gordura. Este método altamente avançado de lipo usava energia de ultra-som para estourar destruir as células de gordura sem danificar outros tecidos vitais nas áreas adjacentes. O procedimento podia ser realizado usando apenas uma anestesia local e os pacientes eram capazes pela primeira vez de se submeter à lipoaspiração sem ser precisar para dormir. Isso ajudou a acelerar o período de recuperação e permitir que os pacientes voltar à sua rotina normal em questão de dias.

A história da lipoaspiração realmente mostra quanto melhorou desde o seu início problemático. É agora um dos procedimentos mais comuns pacientes pedem para realizar ao cirurgião plástico.

Quer ver curiosidades da medicina de antigamente? Veja isso





Leave a Reply.